sexta-feira, 30 de junho de 2017

LOBO-EUROPEU

Resultado de imagem para LOBO-EUROPEU
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Canidae
NOME POPULAR: Lobo-europeu
NOME EM INGLÊS: Gray Wolf
NOME CIENTÍFICO: Canis lupus
DISTRIB. GEOGRÁFICA: Eurásia, Egito e Líbia, México, Estados Unidos, Canadá, Groelândia
HÁBITOS ALIMENTARES: Carnívoro
REPRODUÇÃO: Gestação de 63 dias
PERÍODO DE VIDA: Cerca de 13 anos
HABITAT: Todos os habitats do hemisfério norte, exceto floresta tropicais e desertos


Ancestral do cachorro doméstico, o lobo europeu (Canis lupus) é o maior membro da família Canidae. Está distribuído geograficamente na América do Norte, Eurásia e Groenlândia. Possui uma grande e complexa organização social em matilhas de 8 a 12 animais, cuja hierarquia é claramente definida, que gira em torno do casal dominante.

A matilha patrulha grandes territórios que são marcados com urina. Anunciam sua presença por uivos, que podem ser ouvidos a 10 km de distância e que também servem como aviso para matilhas rivais, evitando o confronto. O sentido da audição e o olfato são bem apurados, além de possuírem o tronco forte e desenvolvido para a caça. O pêlo geralmente é cinza e grosso, mas pode variar de coloração do branco, vermelho, marrom e até negro (mais raro).

Seu peso pode chegar até 65 kg para macho e 55 kg para fêmea, suas medidas chegam a 160 cm de cabeça e corpo e cauda até 56 cm. São encontrados em todos os habitats do Hemisfério Norte, exceto em florestas tropicais e desertos áridos. São diurnos, mas podem se tornar noturnos no inverno. O período de gestação é de 63 dias com o nascimento de 6 filhotes, em média, que podem pesar até 450 g.
Os filhotes são criados em ocos de árvores, tocas ou outros abrigos, onde são alimentados por regurgitação. A mãe fica ao lado da cria por um tempo enquanto o macho e o resto da matilha saem para caçar. Com 08 ou 10 meses estão prontos para viajar com a matilha. Adquirem maturidade sexual com 22 meses e podem viver até 13 anos de idade.

Atualmente, o lobo europeu é considerado espécie vulnerável, tem sido perseguido e exterminado por caçadores e por cães treinados e até envenenados.

Com a expansão humana e destruição de seu habitat, as matilhas são forçadas a invadir áreas agrícolas para caçar e então são cruelmente mortos. Os lobos são protegidos por leis federais em alguns países, mas ainda podem ser caçados por esporte em outros. Diversas iniciativas de reprodução em cativeiro visam a preservação do patrimônio genético da espécie.

LEÃO africano

Resultado de imagem para leão animal

ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: Felidae
NOME POPULAR: Leão
NOME EM INGLÊS: Lion
NOME CIENTÍFICO: Panthera leo
DISTRIB. GEOGRÁFICA: África e Ásia
HÁBITOS ALIMENTARES: Carnívoro
REPRODUÇÃO: Gestação de 120 dias
PERÍODO DE VIDA: Aproximadamente 20 anos
HABITAT: Savanas, matas e planícies


Os leões (Panthera leo) costumavam ser os animais de estimação favoritos dos reis e nobres, era uma maneira de mostrar o poder e soberania dos monarcas. São usados como símbolo em brasões de cidades como Veneza. Isto mostra claramente como os leões são populares em símbolos hierárquicos. Os leões têm cativado a imaginação do homem pelo vigor e força e também por sua agilidade e elegância.
Os leões certamente são os felinos mais conhecidos e estudados de todos os grandes gatos, também o único que vive em grupos. Sua coloração pode variar do amarelo claro ao avermelhado e marrom, os machos possuem uma juba a qual tende a crescer escura e cheia, de acordo com a idade, e pode se tornar até negra. A juba serve de proteção para o pescoço contra as lutas com outros leões.

Podemos encontrar machos de 2,50 m de cabeça e corpo e a pesar até 250 kg, as fêmeas podem medir até 1,75 m de cabeça e corpo e pesar até 182 kg. Os leões habitam as savanas, matas abertas e planícies das Penínsulas Arábicas à região central da Índia e quase toda a África. Os leões podem correr pequenas distâncias até 50 km/h, tendo também como ajuda os sentidos de visão, audição e olfato excelentes, que são essenciais para suas atividades, que ocorrem principalmente no período crepuscular e noturno.
Quando caçam o fazem por passos lentos alternados com rastejo e parados até a corrida final a sua presa, algumas vezes dois leões podem se aproximar da presa em direções opostas se um perder, o outro tenta capturar. Suas presas favoritas são: gnus, impalas, búfalos e antílopes. Um macho adulto pode consumir até 40 kg de carne em uma refeição, depois de se alimentar ele pode descansar sobre a carcaça por dias.

A base do grupo é formada por fêmeas e filhotes, esta associação permanece por anos, as fêmeas permanecem no grupo, mas os machos jovens deixam o grupo quando entram em maturidade sexual, podendo permanecerem sozinhos ou unir-se para formar uma grande e poderosa unidade. Os leões possuem nove distintas vocalizações, que servem para manter o contato com o grupo enquanto se movem e também tem função territorial.

A maturidade sexual ocorre entre 3 e 4 anos de idade, com um período de gestação de 120 dias e o nascimento de 1 a 6 filhotes que podem pesar até 1,3 kg. Os filhotes começam a seguir a mãe com 3 meses de idade e são desmamados com 6 a 7 meses, com 11 meses participam em caçadas, sendo completamente dependentes dos adultos até os 16 meses de idade.

O declínio da população de leões é resultado da expansão da atividade humana e da criação de animais domésticos, a caça esportiva também contribui para a queda da população que não tem mais ambiente e por vezes fica restrito em parques ou áreas protegidas por lei.